Sobre Santo Antônio: por São João Paulo II

O Papa João Paulo II definiu Santo Antônio como “homem evangélico”.

Este altíssimo reconhecimento está contido no discurso que o Papa fez em Pádua, no dia 12 de setembro de 1982, por ocasião de sua memorável visita à Basílica de Santo Antônio.
Apresentamos aqui algumas das passagens mais importantes para que, por meio das palavras do Papa, apreciemos ainda mais este santo tão especial:
Santo-Antônio
     “Durante toda a existência, Santo Antônio foi um homem evangélico. E se nós o veneramos como tal, é porque nós acreditamos que o Espírito Santo habitou nele de modo extraordinário, enriquecendo-o ‘a partir de dentro’, a exercer uma atividade que foi notável aos 36 anos da sua existência, mas que está bem longe de ser esgotada no tempo – ela permanece, com vigor e providencialmente, ainda nos nossos dias.
     Queria pedir a todos vós que mediteis exatamente sobre este marco de evangelização. Essa é também a razão pela qual Santo Antônio é proclamado ‘O Santo’.
     Sem fazer exclusões ou preferências, este é um sinal de que nele a santidade alcançou metas de excepcional altitude. A santidade impôs-se sobre todo o resto, por meio do poder do exemplo, e deu à devoção a Santo Antônio uma expansão extrema no mundo. É verdadeiramente difícil encontrar uma cidade ou um país no mundo católico onde não exista pelo menos um altar ou uma imagem do santo. O seu rosto sereno ilumina com um gentil sorriso milhões de casas cristãs onde, por meio dele, a fé nutre a esperança na providência do Pai celeste. Crentes, os pequeninos e os menos defendidos, sobretudo, sentem-no e consideram-no o seu santo, um intercessor sempre pronto e potente em seu favor.
     ‘Exulta, Lusitania felix; O felix Padua,, gaude. Exulta, feliz Portugal; ó feliz Pádua, alegra-te’. Eu repito estas palavras juntamente com o meu predecessor Pio XII. Alegra-te, Pádua, nas tuas origens romanas e mesmo pré-romanas; aos esplêndidos acontecimentos da tua história tu acrescentas o nobilíssimo título de guardiã da vivente e palpitante memória de Santo Antônio, no seu glorioso túmulo. De ti, de fato, o seu nome se difundiu e ressoa ainda em todo o mundo por esta especial característica: a genuinidade do seu perfil evangélico”.

 

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR UMA GRAÇA

Eu te saúdo, pai e protetor Santo Antônio!
Intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, afim de que ele me conceda a graça que desejo (pede-se a graça que deseja receber).
Eu te peço, amado Santo Antônio, pela firme confiança que tenho em Deus a quem serviste fielmente.
Eu te peço pelo amor do Menino Jesus que carregastes em teu braço.
Eu te peço por todos os favores que Deus te concedeu neste mundo, pelos inúmeros prodígios que Ele operou e continua operando diariamente por tua intercessão. Amém.

.:  Veja também:  Novena de Santo Antônio